terça-feira, setembro 13, 2005

Discoveries from outer space (A pocket full of fine new tunes)


A ideia deste album era fazer uma compilação que reunisse tudo o que tenho descoberto desde que me mudei para a Polónia. Ao verificar o lote de temas que tinha, facilmente entendi que esta compilação teria como fio conductor a nova cena rock de 2005, i.e., grande parte das novas bandas que tem aparecido pelo Reino Unido e EUA. Mesmo assim, há excepções, que para mim acabam por ser os melhores temas da compilação...... mas isso fica ao vosso cargo.
Espero que gostem. Recomendo-vos Antony and the Johnsons, Surfjan Stevens, Arcade Fire e o Clap Your Hands Say Yeah. Boa musica para todos.

Antony and the Jonhsons Cripple and starfish
Autor de um dos albuns do ano, "I'm A Bird Now", vencedor da edição 2005 do Mercury Prize, esta foi uma descoberta um pouco tardia este ano. Já tinha lido varios artigos sobre este album mas somente uns meses depois de estar em Cracovia é que ouvi o seu mais recente album. Album de magnificas canções pop, uma voz extremamente delicada e grandes arranjos fazem deste album uma das supresas deste ano. O tema da compilaçao, saiu do seu album anterior, Antony and the Jonhsons.

Sufjan StevensChicago
Originário de Michigan, EUA, Sufjan tem aqui o segundo volume do seu projecto "50 States". Illinoise, abum composto por 22 temas, nos quais se contam historias cheias de emoção, doenças, ficção; onde há espaço para grandes arranjos "The Black Hawk War...", "Chicago". Album gravado com um grande leque de musicos e instrumentos (perto de 30 instrumentos utilizados neste album, grande parte tocados por Sufjan) em nenhuma altura parecem estar a mais, tornado-se enfadonhos. A escolha do tema recaiu em Chicago, tema de apresentaçao que passava na WOXY, onde acabei por ouvir este album e ficar encantadissimo. Ainda não encontrei este album nos escaparates mas está na lista de compras obrigatorias de 2005, bem como na lista dos albuns do ano.

Arcade Fire - Neighborhood #1 (tunnels)
Senhores de um album de estreia supreendente, Funeral, ouvi-os pela primeira vez ainda este ano, depois de varias recomendações. Album marcado por varias adversidades e um casamento, tudo se terá misturado num grande caldeirao e dai saiu esta magnifica poção musical. No ano passado falava-se que o album de estreia dos Franz Ferdinand era uma mina de potenciais singles; eis que este ano, (embora tenha saido entre nós este ano, esta é uma edição de 2004), temos aqui um outro album recheado de autenticas perolas. Com tantos bons temas, a escolha para este album foi algo complicado. A escolha foi "Neighborhood" mas poderia sido qualquer um outro.

Clap Your Hands Say Yeah Tidal wave
Mais uma descoberta WOXY, os Clap Your Hands Say Yeah (senhores de um nome bem original e comprido) lançam um album de estreia que acaba por causar grande sensação. Desde já elogiados por senhores como David Bowie, David Byrne, é à ex banda deste ultimo senhor que são muitas vezes comparados, os Talking Heads. Canções irreverente e cheias de energia, uma pop descontraida e inteligente, um outro album na lista de compras de 2005. O unico senão, ainda nao tem ediçao Europeia. O album homónimo de estreia é de audição obrigatoria.

Hot Hot Heat - Jingle jangle

Sons and Daughters – Fight

The Raveonettes – Sleepwalking

Secret Machines – Nowhere again

Mando Diao – Paralyzed

Maximo Park - Once a glimpse

The Futureheads – Man ray

Interpol - C'mere

Andy - Nic tego nie bedzie
Power trio feminino de Cracovia assina aqui um tema melodico, cheio de garra e um grande single. Pena só ter saido na Polonia, e não num outro Pais onde nesto momento teriam um outro estatuto. Tema presente na compilação da revista Polaca "Lampa".

Razorlight – Get it and go

The Editors – Munich

The Bravery – Out of line
Para muitos, uma banda copy&paste, para outros uma revelação de 2005. Para mim, a versão electrónica, anos 80 de uns Strokes, com uns cherinhos a Robet Smith, mas que nem por isso deixa de ser um album interessante. Poderão já estar esquecidos para o ano, mas assinam aqui um album que se ouve bem alto, sempre com muita vontade de pular.

The Rakes – 22 grand job

Spoon - I turn my camera on
Os Spoon regressam com novo album "Gimme Fiction" de onde retirei esta magnifica canção.

The Cloud Room – Hey now now
Pop descontraida made in the USA. Depois de ouvir o single dá vontade de sair à rua, a cantarolar, Hey Now Now.

Scissor Sisters – Tits on the radio
Este tema está aqui pois dos Scissor Sisters conhecia somente 2 ou 3 temas. Ouvi mais atentamente o album este ano e eis que descobri então este Tits on the radio.

The Dead 60s – Soul survivor
Dub contagiante de mais uma banda das terras de Sua Majestade.