sábado, agosto 19, 2006

SFO-LIS

Diário de bordo:
A nave é o Saab 900 que guiamos todos os dias a caminho de San Jose.
O combustível foi este, na primeira metade desta experiência espacial no planeta dos gringos.

1. Cold War Kids - Hang me out to dry
Li sobre eles na rolling stone. Na página onde aparecia a critica ao novo EP, era o melhor cotado. **** Uns dias depois passava pela porta do independent a caminho de um encontro com os amigos do custume. Eles tocavam lá. Abriam para os apollo sunshine. Alteração de planos. Entrei. Grande concerto. O dos Apollo também mas os putos kids têem mais indie e menos solos de guitarra com 1 minuto. O baixista entrega-se a sério. Os espasmos em jeito de dança indicam que andou na mesma escola que o Ian Curtis, ou o vocalista daquela banda portuguesa... os Puck. Onde andarão eles? Crítica do concerto aqui.

2. Tom Vek - I ain't saying my goodbyes
Rolou até à exaustão no primeiro mês.

3. Broken social Scene - ibi dreams of pavement
E quando no greek theater ele diz "agora gritem tudo o que conseguirem..." E os doze em palco na altura entram em colapso com distorção e feedback intenso com uma plateia cheia em pleno exorcismo vocal. E lá se foram alguns demónios.

4. Clap Your Hands Say Yeah - Is this love?
Pareceu-me bem.

5. Cold War Kids - St John
A melhor ao vivo. Gostei tanto que até corrompi a minha regra de nunca repetir a mesma banda na mesma compilação (excepções só toleradas a remixes e versões).

6. Four Tet - As serious as your life
Depois de ser o único a curtir esta ao vivo em Leeds (vocês a ver o Iggy, acho, e os ingleses sentados na conversa e indiferentes ao som que era produzido pela pouca maquinaria em palco) tributo a um grande tema de um grande cromo.

7. Cat Power - Cross Bones Style
Descoberta há muito tempo na compilação 10 anos da Matador. Um dia acordei em SF e senti uma necessidade de ouvi-la. Ainda estou para perceber o porquê.

8. Sonic Youth - Shadow of a Doubt
Porque tinha de ser. Não tocaram esta no concerto que fui ver no Fillmore, mas é das que mais me marcou na altura em que andava a descobri-los... Ou seria a descobrir-me?

9. Erase Errata - Marathon
Na noite em que me despedi de todos no agito, uma amiga que por lá passou deu-me uma compilação mp3 com a musiqueta que ela gostava, para me fazer companhia nos States. Grandes descobertas. Pensei fazer-lhe uma homenagem e seleccionar as melhores para partilhar com vocês. Não o fiz... mas muitas aqui presentes descobri nela. Esta é a primeira. Certo dia, sem planos, vi na net que elas iam tocar aqui em SF. A descrição da banda lembrou-me a amiga e verificando na compilação, lá estavam elas. Um trio residente aqui na zona, punk-funk político e feminino. Grande ritmo... gosto do trompete e do que ela canta. A voz e a guitarra... essas são o punk.

10. Jahcoozi - Fish
Outra. Talvez das mais díficeis de gostar da compilação. Os pedidos dos companheiros diários de viagem para que a amordaçasse foram muitos. Mas a música sempre resistiu... com as suas repetições hipnotizantes. fish fish fish fish.

11. The Gossip - Standing in the way of control
Outra. Mais punk funk. Uma voz soul sobre uma das mais potentes linhas de baixo do punk actual. Para a semana vou ouvi-los no Bottom of the Hill.

12. Morningwood - Babysitter
Outra. Tem força, mas é provavelmente a que mais cansa.

13. Heavy Trash - The Loveless
Uma amiga minha a viver em Londres foi vê-los ao vivo. Recomendou vivamente. Jon Spencer e Matt Verta-Ray. É explosivo. Rock e Blues.

14. Nick Cave - Get Ready For Love
Numa sala onde se dançava ouvi isto, ainda em Lisboa. Nick Cave para dançar?!

15. Mandrill - Ape Is High
Outra. Funk-Rock...

16. Yeah Yeah Yeahs - Turn Into
O meu primeiro concerto grande em San Francisco. Ainda céptico em relação ao segundo álbum, fui aprendendo a gostar. Estava longe do palco. Fui vê-los de novo num festival e estava lá na frente. Gostei mais... Esta era a música que se ouvia ao longe, enquanto pelo telemóvel eu recebia abraços histéricos de Paredes de Coura. Obrigado camaradas!

17. The Greenhorns - There is an End
Ouvi na sala de cinema enquanto esperava o mais recente Richard Linklater. A Eunice lembrou-se de onde era... Broken Flowers.

18. TV on the Radio - Mr Grieves
Falhei o concerto que foi pouco depois da minha chegada. Desde que os vi em gravação ao vivo que me arrependo a cada acorde deles. Potente. Aqui nos Estados Unidos estão a ficar grandes, e fico curioso... como serão em Lisboa? A selecção do tema... uma raridade de um EP antigo (não vão vocês todos ter o último álbum) e um piscar de olho ao Carlos.

NOTAS: Escrevo estas linhas um mês depois de vos gravar a compilação. Hoje incluiria o tema The Leanover dos Life Without Buildings por quem me apaixonei numa segunda compilação que chegou pelo correio e repetiria o crime de repetição com o tema Wolf Like Me dos Tv on the Radio. Talvez numa próxima.

Fotos minhas captadas por cá. A ponte na capa une duas margens, o CD, dois aeroportos. Dentro... a 101 que apanhamos no sentido sul pela manhã. Nas costas, vista sobre a baixa, de um dos pontos preferidos para beber uma cerveja ilegal durante a noite. À vossa!

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

foi atraves desta bela compilação que conheci cat power, e valeu bem a pena, agora vou ver o concerto! oba!

3:40 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home